sexta-feira, 29 de outubro de 2010
psicologia/2008
teatro, musica e contacao de historias
terça-feira, 26 de outubro de 2010
Organização da escola
Reflexoes sobre o quarto semestre. Construindo PA
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
refletindo sobre reflexoes
Celi – tutora do pólo de Sapiranga”. Falar no MSN e nos espaços virtuais de aprendizagem favoreceu o bom andamento dos trabalhos, pois podíamos discutir nos fóruns de debates, principalmente quando começamos a construção dos projetos de aprendizagem, estes sim foram os que mais favoreceram o trabalho de mais qualidade do grupo, pois tudo era registrado. Com o passar do tempo, tudo foi se ajeitando, algumas discussões ocorrem no meio do caminho, mas só serviram para meu crescimento enquanto estudante deste pólo de educação. Anteriormente estávamos ainda muito apegadas à forma tradicional de ensino, era preciso inovar e acompanhar as tecnologias por mais difícil que nos parecesse. Hoje sou outra pessoa, até meus planejamentos de aula são feitos no computador e a intenção, é o mais breve possível, não precisar imprimi-los, pois isso se caracteriza desperdício de papel causando mal a natureza. Ainda não é possível, pois minha coordenadora pedagógica exige a apresentação de cadernos, pastas, arquivos... Para constar que planejamos. Sobre a importância do planejamento relatarei posteriormente.
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
Reflexões sobre 1° semestre do curso
Este semestre foi bem complicado, pois tudo se mostrava novo e como entrei um semestre depois, então precisei fazer mais interdisciplinas que os colegas do primeiro semestre. Contudo, foi muito bom, pois a colega que me adotou como bixo foi bem generosa e me tranquilizava em nossas conversas. Depois de muito tempo sem estudar, não foi fácil, pois “pensar doía” e muitas vezes me ocorria desistir assim como muitas fizeram. Que bom que meus pensamentos foram se ocupando de outras coisas mais interessantes e hoje estou aqui no último semestre do curso com imensa alegria de ter vencido esta etapa da minha vida pessoal e profissional, pois era urgente que eu me qualificasse enquanto profissional e esta qualificação só me trouxe ganhos pessoais elevando minha auto estima.
Naquela época as postagens no blog não eram muito reflexivas, aconteciam somente para que nos habituássemos a usá-lo, havia postagens de textos que eu julgava importantes, receitas culinárias, sobre novelas uma de minhas distrações anteriores, pois hoje quase nem paro ver novela, me dedico mais as leituras relacionadas em função do curso ou outras para lazer.
Para nós não é novidade fazer este inventário, pois no primeiro semestre já fizemos um parecido na interdisciplina infâncias. Este será diferente, pois terá mais conteúdo, pois afinal foram quatro anos de caminhada como estudantes do pead.
sexta-feira, 11 de junho de 2010
O que ainda não foi dito...
terça-feira, 8 de junho de 2010
Inclusão
Pequena reflexão sobre minha caminhada como profissional
segunda-feira, 10 de maio de 2010
Leituras para o TCC
domingo, 2 de maio de 2010
Sobre meu estágio
sexta-feira, 16 de abril de 2010
A importancia do brincar na educação infantil e em toda a infância
Brincar, explorar, manusear, experimentar..."Estas atividades ajudam a construir o conhecimento, podem ser entendidas como situações em que as crianças possam expressar diferentes sentimentos, podendo, gradativamente, aceitar a existência do outro. São atividades lúdicas que visam melhorar a socialização entre as crianças, fazendo com que vivenciem situações de colaboração, trabalho em equipe e respeito. Além de proporcionarem momentos lúdicos e prazerosos, fazendo com que a criança classifique, ordene, estruture, resolva pequenos problemas e sinta-se motivada a ultrapassar seus próprios limites. Enquanto brinca, a criança está pensando, criando e desenvolvendo, dentre outros fatores, o pensamento crítico".Rosalina gomes Ferreira. Acredito muito no que a autora falou, e acima de tudo busco proporcionar momentos de brincadeiras em minhas aula, pois são riquíssimos para o desenvolvimento psico-motor e afetivo das crainças. O brincar transcende o brinquedo, mesmo sem muitos brinquedos as crianças usam a criatividade e o momento da brincadeira passa a ser o mais esperado da tarde. Minha aula tem o momento da atividade espontânea que é o momento em as crianças ficam livres interagindo umas com as outras, ocupando os cantinhos da sala de aula e brincadando do que lhes for mais interessante, sem minha intervenção, somente brinco junto se me chamarem.
Importante
É necessário detectar e combater o comportamento agressivo ainda na primeira infância, pois quando a criança não encontra obstáculos ou alguém que a alerte mostrando que não é um comportamento adequado, ela percebe que consegue liderar e tirar proveito destas situações e no futuro certamente tornar-se-á , muito provavelmente um adulto violento. Mas isso deve ser feito com amor, pois se formos agressivos com as crianças certamente irão fazer o mesmo ,pois a crinça se espelha muito no adulto.
quarta-feira, 7 de abril de 2010
Pensando da melhor maneira de descrever o PA
• Uma vez por semana fazemos estudos sobre os peixes, na verdade é quase todos os dias, pois o cuidado com o Golfinho, peixinho da turma é diário. Ainda não estou trabalhando as minhocas, pois acho que é muita coisa para processarem, ainda não tem maturidade para todas estas informações. Também tem que ter o tempo da brincadeira que muitas vezes foge do que está sendo proposto. Eles precisam inventar e vivenciar coisas do momento em sala de aula, pois a primeira infância se resume bastante a vivencias rápidas que não podem ser deixadas para trás para focarmos em cima de pesquisa, pois terão o resto da vida para pesquisar.
• É importante trabalharmos a questão do plantio, o cuidado com as plantinhas , com a natureza e nossa turma toca o projeto da escola horta escolar, então, pelo menos uma vez por semana precisamos nos dedicar a horta, tem varias historias que podem ser trabalhadas, mas que foge do projeto peixe e minhoca ( que sala de frutas).
• Outra coisa é o trabalho diário que tenho que fazer relacionado a musicalidade, pois no ano passado, coordenei o projeto banda mirim, mas os trabalhos foram superficiais, pois não tenho experiência com músicas e instrumentos, penso que este ano deve ser diferente, então, já peguei um livro de Nicole Jeandot Explorando o universo da música- Ed. Scipione e estou trabalhando algumas atividades deste livro.
• Duas vezes por semana, preciso fazer as atividades de educação física, por isso o tempo é curto, pois temos que pensar que minhas crianças não se detém mais do que 1 h em uma atividade dirigida, os outros momentos devem ser livres com orientação da professora se for necessário.
sexta-feira, 26 de março de 2010
Análise da ajuda dos em relação a escolha do assunto do projeto
Após os pais trazerem o material solicitado para pesquisa sobre os assuntos do projeto, constatei que dos 20 alunos somente 5 trouxeram o material o restante alegou que não encontrou nada sobre o referido assunto de interesse do filho. Penso que isso seja um desinteresse dos pais, pois os assuntos surgidos foram coisas bem simples, tais como
Árvores ,Cachorros , Mar e peixes, As minhocas, Histórias de fadas, Brinquedos e brincadeiras, Andar de bicicleta. Com este materila em mãos fiz uma nova rodada de conversa dirigida e essa vez as coisas funcionaram melhor. A mãe de um aluno que tem interesse em aprender sobre o mar e os peixes trouxe o peixinho de estimação dele para os colegas conhecerem, fui bem bacana. Então, tudo gerou sobre o peixe e também sobre minhocas, pois elas estão presentes na horta da escola quando vamos mexer nos canteiros, pois nossa turma cuida deste projeto( horta escolar). O nome do nosso projeto foi escolhido " somos curiosos- conhecendo o universo dos peixes e das minhocas".
Queridos pais!
Gostaria de comunicar-lhes que irei trabalhar com arquitetura pedagógica que se chama “projeto de aprendizagem sanando as curiosidades dos alunos”. É importante informá-los que, “um aspecto central da inteligência é a necessidade de gerar questões e responder a elas. Nenhuma entidade pode aprender sem gerar para si mesma a necessidade de conhecer. (Schank e Birnbaum, 1996)”. E para conhecer e aprender é importante desde cedo incentivar a pesquisa e o gosto pela descoberta. Portanto, irei precisar da colaboração de vocês pais, para elaboração e construção destes projetos, pois seus filhos ainda estão em formação da autonomia e não conseguem realizar sozinhos o trabalho que irei propor no decorrer deste ano. Farei uma melhor explicação sobre esta proposta na reunião de pais que será dia 25/03/10. Seu filho(a) apresentou interesse em saber sobre__________ Por isso mande o maior número de material que conseguir sobre este assunto, pode ser livros, revistas, jornais, filmes, fotos ou outros... Certa que poderei contar com ajuda de todos. Atenciosamente professora Fátima.
O bilhete foi, mas a ajuda dos pais foi mínima e aí como trabalhar diversos assuntos se não posso contar com a família? Continuarei....