terça-feira, 26 de outubro de 2010

Organização da escola

Paramos para refletir sobre como nossa escola se organiza, sobre as funções do PPP e do regimento escolar. Neste espaço destaquei minha escola de forma positiva, com uma caminhada bem a frente em relação a construção do PPP e também em relação as reflexões permanentes que fazíamos e ainda fizemos sobre o mesmo. Concepções e normas são elaboradas e incorporadas, no entanto, este é um processo que se dá na prática cotidiana do dia-a-dia da escola. Portanto, o que está no regimento escolar e no PPP, a escola incorpora e coloca em pratica em suas ações cotidianas. Com isto as propostas dos documentos (PPP e Regimento) definem uma concepção política e uma concepção pedagógica que se realimentam por uma constante reestruturação. Dessa forma as concepções políticas e pedagógicas se unem provocando mudanças no meio social. Assim, a concepção política promove a ação transformadora da sociedade a partir das práticas escolares, já a concepção pedagógica é o substrato da própria finalidade da escola, isto é a pratica na sua essência.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Fátima!!

Nessa postagem seria interessante trazer em que contexto do curso essa interdisciplina foi desenvolvida, em qual eixo, por exemplo. Seria interessante também trabalhar tuas concepções anteriores sobre a temática, o que pensavas antes, o que complexificaste, o que te orientou o pensamento em novas direções...

Abração!!