sexta-feira, 29 de outubro de 2010

psicologia/2008

Na postagem da interdisciplina psicologia/2008 fui provocada a refletir sobre os termos que usava (adquirir conhecimento X construir conhecimentos), naquela época não parava para pensar o quanto são diferentes estes termos, pois o conhecimento na proposta do construtivismo, trabalhada pelo curso e também por mim nas minhas aulas, é evidente que não pode ser adquirido, pois o mesmo não é transmitido e sim construído e diferentes fatores proporcionam esta construção . Quando o sujeito interage com o meio torna-se mais propicia a construção do conhecimento através desta relação, mas isso não quer dizer que somente interagindo o conhecimento será construído, pois construir conhecimento é mais do que interação, existem outros fatores que podem proporcionar esta construção, segundo Piaget um dos autores estudado no curso, para explicar o desenvolvimento intelectual, ele partiu da idéia que os atos biológicos são atos de adaptação ao meio físico e organizações do meio ambiente, sempre procurando manter um equilíbrio. Assim, Piaget entende que o desenvolvimento intelectual age do mesmo modo que o desenvolvimento biológico (WADSWORTH, 1996). Para Piaget, a atividade intelectual não pode ser separada do funcionamento "total" do organismo (1952, p.7), portanto para construção do conhecimento o funcionamento do cognitivo deve unir-se com o desenvolvimento biológico. E ainda, segundo o autor, existem os esquemas: Estes esquemas são utilizados para processar e identificar a entrada de estímulos, e graças a isto o organismo está apto a diferenciar estímulos, como também está apto a generalizá-los. O funcionamento é mais ou menos o seguinte, uma criança apresenta um certo número de esquemas, que grosseiramente poderíamos compará-los como fichas de um arquivo. Diante de um estímulo, essa criança tenta "encaixar" o estímulo em um esquema disponível. Vemos então, que os esquemas são estruturas intelectuais que organizam os eventos como eles são percebidos pelo organismo e classificados em grupos, de acordo com características comuns. Portanto, além da intenção com o meio o sujeito precisa receber estímulos para construção do conhecimento. Na pratica cotidiana funciona mais ou menos assim: o professor proporciona um ambiente rico de modo a estimular seus alunos, para juntos nesta interação, construírem o conhecimento. Acho que é mais ou menos isto, sempre tive certa dificuldade de compreender estas tórias da psicologia, por isso preciso continuar lendo e estudando a respeito.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Fátima!!

Certamente com as leituras e reflexões sobre elas é possível ampliar nossa compreensão das teorias. Ajudando nesse sentido, comentas na postagem sobre estímulos. Podemos pensar que somente essa idéia de estímulos não basta para a compreensão piagetiana, pois algo só será estímulo se mobilizar a modificação do sujeito, por isso, interação entre sujeito e meio. Continuamos com as leituras...

Abração!!