Minhas crianças do jardim nível A ainda são muito influenciáveis para escolha de projetos por argumentação. Quando sentamos na rodinha para conversarmos sobre o que gostariam de saber quando o primeiro aluno falou o assunto árvore e andar de bicicleta a maioria foi na onda. Eu procurava dizer que cada um deveria falar o que queria saber, pois eu mandaria um bilhete para os pais pedindo que os ajudassem a encontrar coisas sobre aquele assunto. Eles não poderiam dizer a mesma coisa que o colega falava, mas mesmo assim não adiantava. Não deu muito certo! Os alunos se dispersaram e não queriam continuar debatendo sobre o que gostariam de aprender na escola. Após os alunos sentarem para realizar o desenho eu conversei individualmente e aí sim cada um falou sobre determinado assunto, mas não surgiram perguntas. Sei que ainda é muito cedo e este projeto é só o primeiro, portanto ainda temos muito que aprender juntos. Mandei este bilhete para os pais:
Queridos pais!
Gostaria de comunicar-lhes que irei trabalhar com arquitetura pedagógica que se chama “projeto de aprendizagem sanando as curiosidades dos alunos”. É importante informá-los que, “um aspecto central da inteligência é a necessidade de gerar questões e responder a elas. Nenhuma entidade pode aprender sem gerar para si mesma a necessidade de conhecer. (Schank e Birnbaum, 1996)”. E para conhecer e aprender é importante desde cedo incentivar a pesquisa e o gosto pela descoberta. Portanto, irei precisar da colaboração de vocês pais, para elaboração e construção destes projetos, pois seus filhos ainda estão em formação da autonomia e não conseguem realizar sozinhos o trabalho que irei propor no decorrer deste ano. Farei uma melhor explicação sobre esta proposta na reunião de pais que será dia 25/03/10. Seu filho(a) apresentou interesse em saber sobre__________ Por isso mande o maior número de material que conseguir sobre este assunto, pode ser livros, revistas, jornais, filmes, fotos ou outros... Certa que poderei contar com ajuda de todos. Atenciosamente professora Fátima.
O bilhete foi, mas a ajuda dos pais foi mínima e aí como trabalhar diversos assuntos se não posso contar com a família? Continuarei....
sexta-feira, 26 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Oi Fátima!! Com certeza encontraremos desafios como esses que mencionaste na postagem ao longo do estágio. É também momento de aprendermos sobre as possibilidades de atuação e como lidar com as dificuldades. Abração!!
Postar um comentário