segunda-feira, 25 de outubro de 2010

refletindo sobre reflexoes

No inicio do curso eu encontrava muitas dificuldades em relação ao trabalho em grupo a distancia, sempre precisávamos nos encontrar “O quarteto fantástico” de Novo Hamburgo, inclusive as tutoras contribuíam me fazendo pensar sobre o que seria o mais correto e mais fácil de ser feito já que o curso era a distancia. “É interessante e oportuna a tua reflexão. Ainda está muito incipiente a nossa caminhada como alunos de curso a distância. O assunto é passível de ser estudado mais a fundo. Nesse caso, poderia fazer parte do rol de questões... que estratégias, que recursos poderiam ser utilizados com o objetivo de privilegiar a participação e o crescimento de todos os integrantes do grupo? Abraço.
Celi – tutora do pólo de Sapiranga”. Falar no MSN e nos espaços virtuais de aprendizagem favoreceu o bom andamento dos trabalhos, pois podíamos discutir nos fóruns de debates, principalmente quando começamos a construção dos projetos de aprendizagem, estes sim foram os que mais favoreceram o trabalho de mais qualidade do grupo, pois tudo era registrado. Com o passar do tempo, tudo foi se ajeitando, algumas discussões ocorrem no meio do caminho, mas só serviram para meu crescimento enquanto estudante deste pólo de educação. Anteriormente estávamos ainda muito apegadas à forma tradicional de ensino, era preciso inovar e acompanhar as tecnologias por mais difícil que nos parecesse. Hoje sou outra pessoa, até meus planejamentos de aula são feitos no computador e a intenção, é o mais breve possível, não precisar imprimi-los, pois isso se caracteriza desperdício de papel causando mal a natureza. Ainda não é possível, pois minha coordenadora pedagógica exige a apresentação de cadernos, pastas, arquivos... Para constar que planejamos. Sobre a importância do planejamento relatarei posteriormente.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Fátima!!

Interessante pensarmos que o que antes era visto como supérfluo, hoje pode ser compreendido como facilitador de relações e construção de conhecimentos.

Abração!