domingo, 4 de outubro de 2009
O professor ao perceber os interesses da criança, deve instigar a formular problemas e ele deve orientar o processo de investigação, cabe aos professores organizar projetos que estejam ao alcance das crianças partindo de suas curiosidade. Para Derwey (1959a, p.214-215) os projetos apresentam “problemas típicos que devam ser resolvidos por reflexão e experimentação pessoal e pela aquisição de conteúdos definidos do conhecimento capazes de levar, mais tarde, a noções cientificas mais especializadas. Trabalhar em projetos significa planejar um trabalho inteligente e consecutivo que propicie uma familiaridade da criança com os métodos investigativos e com a experimentação”. Percebo isso claramente em minha filha quando chega em casa contando as novidades referentes aos projetos de aprendizagem que estão construindo. Ela tem cinco anos e está na pré-escola e durante este ano juntamente com a professora elaboraram dois projetos, o primeiro projeto foi sobre os pássaros e as borboletas, ela aprendeu muitas coisas referentes a estes assuntos e sempre que escuta algo a respeito, relembra o que estudaram na escola contando detalhes sobre metamorfose e diferentes espécies de pássaros. Atualmente estão estudando “por que as estrelas só aparecem á noite? Isto foi curiosidade de um aluno que motivou todos na turminha a quererem saber sobre isto. Minha filha veio me dizer que o sol se escondia atrás das nuvens nos dias nublados, mas ela não entendia por que a lua só aparecia a noite e o sol se escondia a noite. Sua professora está fazendo uma investigação com eles que envolve pesquisa na internet, visualização de filmes , livros, revistas... mesmo sabendo que não é conteúdo de educação infantil ela acredita na aprendizagem dos alunos quando estão interessados pelo assunto e são motivados a questionarem, segundo ela “se for, ainda muito cedo para processarem estas informações certamente no futuro quando retomarem este conteúdo terão lembranças deste projeto feito na educação infantil”( professora Dani).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Olá Fátima:
Muito interessantes as reflexões que trazes, em especial as relativas às experiências vivenciadas pela tua filha com os Projetos de Aprendizagem.
E da tua prática, envolvendo trabalho a partir da curiosidade dos alunos, terias alguma vivência que gostarias de compartilhar?
Abraço.
Celi
O que te digo referente a minha prática é que dá certo trabalhar com projetos em turmas de educação infantil, mas devemos ter o bom censo de trabalhar uma questão por vez, sempre levando em consideração a realidade que nos cerca( turmas de 25 alunos de 4 a 5 anos com somente uma professora) milagres não dá pra fazer, mas se tenta fazer o melhor possível..
Olá Fátima:
Que bacana tu teres topado trazer a tua experiência com relação a Projetos de Aprendizagem.
Abraço.
Celi
Postar um comentário