domingo, 4 de outubro de 2009
Aprender baseando-se nos centros de interesse é diferente da aprendizagem construída com os projetos de aprendizagem. Segundo Amato, Centros de Interesse são agrupamentos de conteúdos e atividades educativas realizadas em torno de temas centrais de grande significação para a criança, mas que estão relacionados a sua realidade, diferente do projeto que pode surgir de uma curiosidade . Para a autora, o critério para a seleção dos Centros deixa de ser exclusivamente identificado com as necessidades vitais (necessidades de alimentação; de lutar contra as intempéries; de agir, trabalhar, descansar, divertir-se; de defesa contra perigos e inimigos), e desloca - se para o seu significado. Nos Centros, são trabalhados temas selecionados da realidade próxima das crianças, não por curiosidades e perguntas elaboradas por ela assim como se faz com projetos de aprendizagem..
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá Fátima:
Colocaste na postagem “Aprender baseando-se nos centros de interesse é diferente da aprendizagem construída com os projetos de aprendizagem”. Aprofundamos no curso, ao longo das últimas semanas, as aprendizagens referentes ao Projeto de Aprendizagem. Quais as diferenças que julgas serem mais evidentes entre o trabalho por Centro de Interesse e o por Projeto de Aprendizagem?
Abraço.
Celi
Postar um comentário