segunda-feira, 12 de outubro de 2009
Alfabetização e letramento na escola é para sociedade?
Segundo a autora “[...] a escola, a mais importante das agências de letramento, preocupa-se, não com o letramento, prática social, mas com apenas um tipo de prática de letramento, a alfabetização, o processo de aquisição de códigos (alfabético, numérico), processo geralmente concebido em termos de uma competência individual necessária para o sucesso e promoção na escola. Já outras agências de letramento, como a família, a igreja, a rua como, lugar de trabalho, mostram orientações de letramento muito diferentes. (KLEIMAN, 1995, p. 20)”. Há fortes indícios de que a escola se preocupa muito mais em ensinar códigos escritos, isto é (alfabetizar), do que cumprir também com a função de entender e fazer uso desse código na prática social, o que nos deixa extremamente preocupados enquanto profissionais engajados e comprometidos com nosso trabalho na escola para fazer a diferença da sociedade.
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Um comentário:
Fátima,
traga um exemplo de tua colocação. Evidencie tua postagem...
Beijos
Melissa
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