terça-feira, 28 de abril de 2009

Pensando nos estádios de desenvolvimento

Pensando nos estádios de desenvolvimento da inteligência, segundo Piaget são quatro estádios e podemos denominá-los: estádio sensório motor( ocorre aproximadamente entre os primeiros meses de vida até mais ou menos 2 anos) Este período limita-se a ações da realidade, isto é a capacidade de representar a realidade através das ações. Período pré-operatório( entre 2 e 7 anos)é a idade do pré-escolar e alfabetização idade em que se encontram meus alunos observo neles as características principais deste estádio que são: A criança pré-operatória passa da imitação sensório motora para o jogo simbólico que é a capacidade de representação da realidade ( ela brinca imitando a realidade e preparando-se para o que ela vai ser, por exemplo quando constrói uma casinha, brinca de bonecas , de carrinho...). A fantasia se faz muito presente neste estádio, a criança pensa que fala com fadas, bruxas, personagens de histórias de seu universo fantástico de imaginação e fantasia. Outro aspecto presente neste período é o egocentrismo a criança ainda não consegue lidar com idéias diferentes das suas. Estádio operatório-concreto ( por volta dos sete até em torno dos doze anos) A construção da capacidade de reversibilidade do pensamento assinala o ingresso nas operações concretas. A criança torna-se, então, capaz de realizar operações, ou seja, ações mentais, embora limitadas pelo mundo real. Neste período, são construídas as operações lógicas de classificação e seriação, conservações físicas de substância, peso e volume e conservações espaciais de comprimento, área e volume espacial e conceito de número. A criança desenvolve noções de tempo, espaço, velocidade, ordem, casualidade, já sendo capaz de relacionar diferentes aspectos e abstrair dados da realidade. Período operatório-formal: (desde cerca dos doze anos, perdurando pela vida adulta) No período operatório-formal o sujeito consegue estabelecer relações entre teorias conseguindo realizar transformações, permitindo trabalhar com pensamento hipotético dedutivo. O individuo não se limita mais a representação imediata nem somente às relações previamente existentes, mas é capaz de pensar em todas as relações possíveis logicamente buscando soluções a partir de hipóteses e não apenas pela observação da realidade. Em outras palavras, as estruturas cognitivas do sujeito alcançam seu nível mais elevado de desenvolvimento e tornam-se aptas a aplicar o raciocínio lógico à todas as classes de problemas. Convém lembrar que as idades de ocorrência dos estádios são extremamente variáveis segundo Piaget. A ordem dos estádios é a mesma, porém as idades que podem ocorrer variam de sociedade para sociedade, também a velocidade do desenvolvimento varia de um indivíduo para o outro, pois algumas crianças avançam rapidamente e outras lentamente. “Logo, o que nos dirá se um sujeito se encontra em um ou outro período do desenvolvimento não será a sua idade, mas, ao contrário, será a sua relação com o objeto do conhecimento, será a sua maneira de pensar, refletida no modo como lida com os problemas da realidade, seja ela interna ou externa”( Tania Beatriz Iwaszko Marques).

Um comentário:

Melissa disse...

Uma ótima postagem Fátima :-)
Conseguistes relacionar suas experiências com o tema proposto pela interdisciplina.
Abraços
Melissa