segunda-feira, 13 de abril de 2009

O que estou aprendendo ao construir o dossiê de inclusão?

*a inclusão é um desafio e os professores e a sociedade ainda não estão preparados para encará-la tal como deveria ser;
*os pais ainda tem receio de colocar os filhos com NEES em escolas regulares;
* falar que a escola é inclusiva não a qualifica como tal;
* é necessário políticas públicas para tornar a educação de fato inclusiva ( poderíamos classificar estas políticas dessa forma: investimento por parte dos municípios e estado em qualificação dos professores, investimento nas estruturas das escolas para receber alunos com NEEs, parcerias com escolas especiais, pois no turno oposto a escola regular estas crianças frequentam as APAES ou outros centros de atendimento aqui em Sapiranga chamamos de NAE ).

4 comentários:

Melissa disse...

Oi Fátima,
queria te questionar uma coisa...
Em tua postagem traz recostes de um ou mais textos que consideras interessante, correto? O que gostaria de te questionar e, também, comentar é que, com isso, algumas vezes acabamos não escrevendo (colocando nossas reflexões), concordas?
Te sugiro que analises qual seria a quantidade adequada de citações a outros autores para a elaboração de uma boa produção textual. Por exemplo, neta postagem, qual a porcentagem de recostes de outros textos?
Beijos
Melissa

FATIMA SILVANE disse...

Oi Melissa! Te enganas não recortei de nenhum texto o que escrevi, o que está aí é o que realmente penso sobre como deve ser encarada a inclusão nas instituições de ensino. Penso assim por experiencia própria de tentativas de inclusões que não deram certo por falta de qualificação dos professores, de preparo das escolas para receber estas crianças com NEES...

Melissa disse...

Ótimo texto Fátima. Nesta postagem então não ha recortes de outros autores, correto?
Mas continua a questão, até porque não esta falando exclusivamente desta postagem, mas de postagem em geral: qual a quantia adequeda de citações a outros autores para a elaboração de uma boa postagem? Entendes que deva existir uma quantia mínima ou máxima de citações a outros autores?

Beijos
Melissa

FATIMA SILVANE disse...

Olá melissa! Penso ser interessante fazer referências a outros autores, mas não saberia te dizer o número máximo ou mínimo de referenciais em uma postagem, acredito que o texto fica mais bonito e melhor elaborado quando fizemos um referencial, mas aqui em meu portfólio faço poucos referenciais, pois ainda não havia pensado na importância deste ato na escrita. Bjos.