quarta-feira, 15 de abril de 2009

O dilema da inclusão

Na constituição federal as leis são claras no que se refere aos direitos das crianças em relação a frequentar a escola isto quer dizer todas as crinças inclusive as portadoras de NEEs tem o direito de frequentar a escola regula. As leis colocadas no papel são claras e simples o problema é aplica-las , não adianta dizer que a escola é inclusiva sem ter uma estrutura adequada para torna-la realmente inclusiva. Não basta receber alunos com NEEs tem que saber o que podemos fazer com estes alunos sem prejudica-los e sem prejudicar os demais na turma e na escola. Em primeiro lugar a escola deve ter acessibilidade, por exemplo, minha escola considera-se inclusiva tem alunos com paralisia, surdo e mudo, com síndromes... , mas perguntam se ela tem acessibilidade para receber estes alunos ( não tem rampa para cadeirantes, não tem banheiro para deficientes e não tem barras para as crianças com problemas para caminhar poderem se apoiar ao andar pelos corredores da escola, não tem professores bem preparados para lidar com estes alunos...) a estrutura física da escola é precária e isso é de responsabilidade do município e políticas públicas eficazes devem funcionar neste sentido. Como educadores devemos cobrar para que façam algo e também buscar conhecer mais sobre estas crianças para poder saber o que podemos fazer com elas. Pois o que o município nos oferece é muito pouco .

2 comentários:

Melissa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Melissa disse...

Olá
Continuei nosso debate na postagem do dia 13/04 ;-)
Aguardo teu comentário..
Beijinhos
Melissa