quinta-feira, 26 de novembro de 2009
Refletindo sobre reflexões
Está sendo muito importante refletir em conjunto sobre as arquiteturas pedagógica que faremos em nosso estágio, estamos desde já nos preocupando para quando chegarmos lá termos uma carta na manga. Quando fizemos nossa primeira versão no pbwork sobre as arquiteturas pedagógicas colocamos tal e qual realizamos no município, colocamos alguns tópicos para elaboração do projeto com o jardim nível A, no entanto não nos demos conta que para quem está lendo ficou sem nexo. Daí a importância de evidenciarmos nossa escrita, já estou no sétimo semestre e ainda me encontro com dificuldade apesar de todos os trabalhos realizados neste sentido, imagino como seria se não tivéssemos o seminário integrador sempre nos questionando e fazendo com que refletíssemos sobre nossas reflexões.
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
refletindo sobre postagem anterior...
Achei interessante colocar aqui este comentário que fiz em relação ao comentário (pergunta) da tutora.Na verdade pensando melhor, o projeto que trabalho com minha turminha acaba sendo um pouco de cada proposta "centro de interesse e projeto de aprendizagem", pois apesar de os assuntos estarem ligados as curiosidades dos alunos acabo fazendo votação para definição do mesmo uma vez que acho impossivel trabalhar mais de um tema por vez com minha turma. A diferença é que a partir destes temas os materiais de pesquisa e toda a investigação é feita coletivamente e não tudo pronto trazido pelo professor levando em consideração o que acha melhor que os alunos aprendam. Acredito que na minha situação o melhor é aproveitar um pouco de cada proposta. Existe uma parte em meu projeto que pergunta o que eles querem aprender sobre aquele tema, o que já sabem sobre o mesmo, onde, como e com quem irão aprender, trabalhando dessa forma acredito que os alunos participarão ativamente do mesmo.
Uma das preocupações ao se pensar a inclusão é a inserção de pessoas com necessidades especiais na sociedade fazendo com que estas se sintam parte e participem da sociedade em que vivem sejam quais limitações tiverem. Percebo uma grande mudança na sociedade ainda que tardia, pois hoje ao contrario de antigamente observo uma maior aceitação e uma preocupação em desenvolver meios para que pessoas com necessidades especiais assim como os surdos, possam viver em suas comunidades sendo respeitados e também participarem de outras comunidades integrando desta forma os seres humanos.
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
projetos ou centros de interesse?
Não existem temas que não possam ser abordados através de projetos. Freqüentemente o sentido de novidade, de adentrar-se nas informações e problemas que normalmente não se encontram nos programas escolares, mas que o aluno conhece através dos meios de comunicação, conduz a uma busca em comum da informação, abrindo múltiplas possibilidades de aprendizagem, tanto para os alunos como para o professorado. Tudo isso não impede que os docentes também possam, e devam, propor aqueles temas que considerem necessários, sempre e quando mantenham uma atitude explicativa similar à que se exige dos alunos. Acredito que é bem mais interessante trabalhar assim, com projetos e não com centros de interesse que já destaquei ser bem diferente, partindo de uma curiosidade que faz parte do cotidiano do aluno, por exemplo este ano minha turma fez um projeto que questionava por que algumas pessoas perdiam a casa que tinham com as enchentes e outras nem tinham casa para morar?
Nos Centros de interesse, se abordam, sobretudo, temas das áreas das Ciências Naturais e Sociais; as propostas concretas são apresentadas pelos alunos e a decisão sobre o que se vai estudar é tomada por votação na sala de aula, já trabalhei desta forma com a educação infantil e dá certo, mas acaba caindo na mesmisse e não possibilita inovações, o que se trabalha é a natureza , os animais... No fundo, não há lugar para o novo: o professor ou a professora ensinam aquilo que sabem e que o aluno deva aprender. O Centro de interesse deve figurar no programa do curso ou os conteúdos são transformados para se aproximarem dele. Uma vez escolhido, o professor costuma apresentar o material para seu estudo e decidir a seqüência e as relações entre as diferentes fontes de informação que o aluno possa estabelecer.
segunda-feira, 12 de outubro de 2009
Alfabetização e letramento na escola é para sociedade?
Segundo a autora “[...] a escola, a mais importante das agências de letramento, preocupa-se, não com o letramento, prática social, mas com apenas um tipo de prática de letramento, a alfabetização, o processo de aquisição de códigos (alfabético, numérico), processo geralmente concebido em termos de uma competência individual necessária para o sucesso e promoção na escola. Já outras agências de letramento, como a família, a igreja, a rua como, lugar de trabalho, mostram orientações de letramento muito diferentes. (KLEIMAN, 1995, p. 20)”. Há fortes indícios de que a escola se preocupa muito mais em ensinar códigos escritos, isto é (alfabetizar), do que cumprir também com a função de entender e fazer uso desse código na prática social, o que nos deixa extremamente preocupados enquanto profissionais engajados e comprometidos com nosso trabalho na escola para fazer a diferença da sociedade.
domingo, 4 de outubro de 2009
Aprender baseando-se nos centros de interesse é diferente da aprendizagem construída com os projetos de aprendizagem. Segundo Amato, Centros de Interesse são agrupamentos de conteúdos e atividades educativas realizadas em torno de temas centrais de grande significação para a criança, mas que estão relacionados a sua realidade, diferente do projeto que pode surgir de uma curiosidade . Para a autora, o critério para a seleção dos Centros deixa de ser exclusivamente identificado com as necessidades vitais (necessidades de alimentação; de lutar contra as intempéries; de agir, trabalhar, descansar, divertir-se; de defesa contra perigos e inimigos), e desloca - se para o seu significado. Nos Centros, são trabalhados temas selecionados da realidade próxima das crianças, não por curiosidades e perguntas elaboradas por ela assim como se faz com projetos de aprendizagem..
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