quarta-feira, 15 de abril de 2009

O dilema da inclusão

Na constituição federal as leis são claras no que se refere aos direitos das crianças em relação a frequentar a escola isto quer dizer todas as crinças inclusive as portadoras de NEEs tem o direito de frequentar a escola regula. As leis colocadas no papel são claras e simples o problema é aplica-las , não adianta dizer que a escola é inclusiva sem ter uma estrutura adequada para torna-la realmente inclusiva. Não basta receber alunos com NEEs tem que saber o que podemos fazer com estes alunos sem prejudica-los e sem prejudicar os demais na turma e na escola. Em primeiro lugar a escola deve ter acessibilidade, por exemplo, minha escola considera-se inclusiva tem alunos com paralisia, surdo e mudo, com síndromes... , mas perguntam se ela tem acessibilidade para receber estes alunos ( não tem rampa para cadeirantes, não tem banheiro para deficientes e não tem barras para as crianças com problemas para caminhar poderem se apoiar ao andar pelos corredores da escola, não tem professores bem preparados para lidar com estes alunos...) a estrutura física da escola é precária e isso é de responsabilidade do município e políticas públicas eficazes devem funcionar neste sentido. Como educadores devemos cobrar para que façam algo e também buscar conhecer mais sobre estas crianças para poder saber o que podemos fazer com elas. Pois o que o município nos oferece é muito pouco .

Eu e os outros

É muito importante parar e olhar para dentro de nós mesmos e perceber as heranças que temos de nossos ancestrais, tanto fisicamente com internamente para podermos nos conhecer melhor. Esta atividade de história e sociologia me fez pensar em trabalhar o eu e os outros com meus alunos acredito que será bem proveitoso, será bem interessante mesmo sendo de educação infantil, eles descobrirem as semelhanças que tem com seus familiares.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Discriminação racial

Trabalhar o tema da discriminação racial com nossos alunos não se limita apenas em ser superficial, enfatizando somente a consideração por termos negros contribuindo para construção do nosso país, os negros são parte de nossa nação, são iguais aos brancos e esse preconceito só mudará quando começarmos a construir conceitos com nossos alunos a partir das séries iniciais fazendo com que compreendam que não devemos respeitar os negros somente porque que é crime discriminar, mas por que negro é gente como a gente. Tem uma historinha infantil que costumo trabalhar com minhas crianças da pré-escola “ Joãozinho não quer ser preto”, conta a história de um menino que sofre contra o preconceito de seus colegas de escola e que para acabar com aquele sofrimento resolve tomar uma atitude, passa em um mercado e compra um sabão milagroso que limpa tudo que é sujo e deixa tudo bem branquinho, mas mesmo após usar o sabão ainda continua preto, então sua mãe lhe explica por que ele é negro, por causa da família toda que é negra aí finalmente ele conhece sua história e começa a se aceitar. Sua mãe lhe explica que a cor da pele não faz a pessoa, que por dentro somos todos muito parecidos, temos um coração e o que importa é a cor deste coração que deve estar branquinho cheio de amor de paz e alegria que um coração sujo tem preconceito e não aceita os outros como são que devemos aprender a limpar nosso coração e aceitar as pessoas como elas são, independente da cor da pele.

O que estou aprendendo ao construir o dossiê de inclusão?

*a inclusão é um desafio e os professores e a sociedade ainda não estão preparados para encará-la tal como deveria ser;
*os pais ainda tem receio de colocar os filhos com NEES em escolas regulares;
* falar que a escola é inclusiva não a qualifica como tal;
* é necessário políticas públicas para tornar a educação de fato inclusiva ( poderíamos classificar estas políticas dessa forma: investimento por parte dos municípios e estado em qualificação dos professores, investimento nas estruturas das escolas para receber alunos com NEEs, parcerias com escolas especiais, pois no turno oposto a escola regular estas crianças frequentam as APAES ou outros centros de atendimento aqui em Sapiranga chamamos de NAE ).

segunda-feira, 6 de abril de 2009

A interação nos fóruns

Está muito interessante a forma de fazer os fóruns deste semestre, estou gostando da interação proporcionada por eles principalmente em filosofia, que é uma interdisciplina impossível de estudar sem debater. Estamos debatendo a ética, meu fórum precisou defender a mentira achei muito complicado encontrar argumentos convincentes para tal defesa. Quanto ao fórum de educação de pessoas com NEEs também está riquíssimo, sem contar no dossiê de inclusão que estamos preparando, estou amando esta atividade.

pedagogia e epistemologia

Neste semestre estamos revendo em psicologia coisas que havíamos estudado no magistério e também no primeiro semestre. Apesar de ser algo já visto ainda há coisas a aprender, por exemplo, ainda faço confusão quando vou escrever sobre pedagogia e epistemologia, sei que a pedagogia é a ação ,mas quanto a epistemologia? Seria o método usado para colocar em prática a pedagogia? Estou um pouco confusa, mas vou estudar mais.

terça-feira, 17 de março de 2009

Expectativas para o semestre 2009/1

Acredito que este semestre vai ser ainda mais proveitoso, cheio de conquistas e descobertas. No semestre anterior consegui me organizar e ter um excelente aproveitamento espero que aconteça o mesmo neste. Em relação aos projetos de estudo gostaria que fosse mais flexível, os grupos poderiam se organizar conforme for melhor para todos os componentes, penso que no semestre anterior fomos forçados a fazer o trabalho com pessoas que “no meu caso” foi complicado por não ter muita afinidade. Com tudo, o aprendizado foi muito rico, no entanto a pesquisa poderia ser mais interessante e prazerosa se estivesse em um grupo que eu me sentisse melhor .