O início do trabalho com projetos de aprendizagem dá-se, de maneira resumida, da seguinte forma:
Explosão de idéias, de hipóteses, de questionamentos;
Análise destes questionamentos;
Organização das perguntas formuladas em temas;
Seleção de fontes de informação por parte dos alunos;
Vivência da autonomia por parte do educando;
Clara relação por parte do aluno entre seu empenho e responsabilidade para com o andamento do seu trabalho.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Oi Fátima, fiquei curiosa para saber a referência desta tua reflexão. Elaboraste a partir de algum texto? Essas reflexões estão ajudando a ti e ao grupo a pensar o projeto de vocês? Abração, Sibicca
Estas reflexões estão me ajudando a pensar o PA como professora,pois neste semestre deixe-me influenciar pelas colegas de escola que achavam interessante fazer um projeto sobre meio ambiente envolvendo a horta escolar. ( projeto de ensino)Está surtindo efeito, pois algums habitos de familiares e alunos mudaram(separação do lixo, cuidado com a água, aproveitamento de materiais reciclavel, uso de abubo organico na horta, enfim muitas coisas)Neste momento me pergunto o que é realmente válido?Estudar assim ou estudar "o brinquedo" "A bicleta" e outras curiosidades que já trabalhei com crianças de educação infantil(isto sim quee projeto de aprendizagem, pois surgiu do interesse deles)
Postar um comentário