quarta-feira, 29 de outubro de 2008
Refletindo sobre PA na prática de sala de aula
Estas reflexões estão me ajudando a pensar o PA como professora,pois neste semestre deixe-me influenciar pelas colegas de escola que achavam interessante fazer um projeto sobre meio ambiente envolvendo a horta escolar. ( projeto de ensino, acredito) Está surtindo efeito, pois alguns habitos de familiares e alunos mudaram(separação do lixo, cuidado com a água, aproveitamento de materiais reciclável, uso de abubo orgânico na horta, enfim muitas coisas...) Neste momento me pergunto o que é realmente válido?Estudar assim ou estudar "o brinquedo" "A bicicleta" e outras curiosidades que já trabalhei com crianças de educação infantil(isto sim que é projeto de aprendizagem, pois surgiu do interesse deles, acredito!)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Oi Fátima, nessa postagem trazes algumas reflexões sobre a diferença entre as propostas de trabalho com os projetos. Só fiquei em dúvida em relação a uma coisa: o trabalho sobre a horta é compreendido como projeto de ensino e o trabalho sobre a "bicicleta" é compreendido como projeto de aprendizagem? Fiquei um pouco confusa nessa parte da tua diferenciaçã... Abração, Sibicca
Olá Simone. Sim o projeto da horta é de ensino, pois partiu da necessidade dos professores de ensinar sobre a separação do lixo , cuidado com a água, enfim... Já o trabalho com o estudo do brinquedo é projeto de aprendizagem, pois foram os alunos que tiveram o interesse de fazerem a pesquisa. Estou certa? Abraço
Postar um comentário