quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Qual o papel do gestor da escola em sua administração

Para consolidação do exercício da gestão democrática participativa os cidadãos devem sentirem-se parte do processo e romper com o modelo tradicional que separa os que decidem ou planejam dos que executam e sofrem as conseqüências das decisões tomadas. O gestor é responsável pela sintonia e qualidade em sua administração. Gerir, organizar, planejar, acompanhar, prevenir, prever, avaliar, refletir, são ações diárias do gestor.
Pensar a gestão democrática da educação é, portanto, refletir sobre um conjunto de idéias. Quais são? –democratização do acesso e permanência/continuidade nos estudos, democratização dos saberes que dão passagem à cidadania e ao trabalho, participação nos processos de planificação e decisão, relações de autonomia – e sua inserção em um projeto mais amplo de democratização da sociedade, do qual a educação é constitutiva e constituinte. E estas ações devem ser tomadas em nível de nação, ainda que uma pequena parte possamos fazer, no cotidiano em nossas escolas.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Fátima, penso que, a partir dessas tuas reflexões é interessante que possas refletir também sobre a forma como tua escola vivencia o processo de gestão, quem participa dele, etc. Abração, Sibicca