domingo, 28 de setembro de 2008
bom para refletir
Boa tarde Fátima. Expressas de forma bastante clara o processo de construção do PPP em tua escola bem como das especificidades da Educação Infantil. De resto, concepções e normas são elaboradas e incorporadas, no entanto, este é um processo que se dá na prática cotidiana do dia-a-dia da escola. Com isto queremos te dizer que as propostas dos documentos (PPP e Regimento) colocam em prática uma concepção política e uma concepção pedagógica que se realimentam por uma constante reestruturação. Assim, a concepção política promove a ação transformadora da sociedade a partir das práticas escolares, já a concepção pedagógica é o substrato da própria finalidade da escola. Abraços, Professora Neusa e tutora Rossana.
quarta-feira, 10 de setembro de 2008
CONHECIMENTO E INTERAÇÃO
Adquirir conhecimento é diferente de interagir, pois os alunos em sala de aula estão interagindo a todo o momento, no entanto nem todos atingem o conhecimento. Mas para conhecer não é preciso interagir? Será que a interação não caminha lado a lado com o conhecimento? “A interação com o mundo promove situações para que a construção do conhecimento ocorra, porém construir conhecimento é muito mais do que interagir”. ( Ana Maria Petersen) Se o sujeito não se modifica de alguma forma nestas interações, ao internalizar as informações, não há construção de conhecimento.
PA
Ainda que não esteja aprendendo nada referente ao assunto do projeto”qual a influência da lua sobre o meio ambiente” a experiência está sendo válida, pois percebo uma maior interação em rede, mesmo não conhecendo muito bem o grupo estou mais comunicativa, ao contrário de outros semestres .
Marcadores:
http://pasapirangag11.pbwiki.com/,
PA
terça-feira, 9 de setembro de 2008
classes sociais / hierarquização e dominio na sociedade
O Capistalista é o dono da propriedade privada, dos meios de produção (das fábricas, das máquinas, das terras, etc), e dos meios de troca (os bancos, o comércio, etc) que constitui a base econômica da divisão de nossa sociedade em classes. É deste processo que decorre o fato de certas classes serem dominantes e outras dominadas, umas exploradoras e outras exploradas.Na sociedade capitalista, a nossa, existe a classe dominante, que controla direto ou indiretamente o Estado, e as classes dominadas por ela, reproduzida por uma estrutura social implantada pela classe dominante. No modo de produção capitalista sob o qual vivemos, as classes opostas são a burguesia e a classe operária (ou classe proletária). A Burguesia é a proprietária do meios de produção e troca, enquanto a Classe Operária somente possui sua força de trabalho, a qual é obrigada a vender aos patrões em troca de salários (HUBERMAN, 1971). É a diferença entre as classes, enquanto a minoria fica com o máximo da riqueza, a maioria fica com o máximo da pobreza.
Administração da direção de minha escola
Na minha escola a comunidade participa do processo de gestão de nossa diretora, ainda que ela seja cargo de confiança do prefeito, não mudou quando trocou a administração da prefeitura, pois não é partidária, procura trabalhar com o apoio e incentivo da comunidade. Em nossa escola atendemos cerca de 350 alunos de educação infantil e os pais estão bem contentes com a administração da direção. Temos a APM associação de pais e mestre que sugerem idéias para aplicação do dinheiro arrecadado em eventos promovidos pela escola , contribuição espontânea...A comunidade é chamada a participar do orçamento participativo que resolve de que forma será aplicado o dinheiro destinado ao município. Por exemplo, é feito uma reunião com a comunidade do bairro e as escolas, neste caso em nosso bairro são três de educação infantil e a comunidade sugere no que será aplicado esta verba. Nossa escola ganhou no orçamento um muro que há tempo havíamos solicitado. Talvés por questões eleitoreiras, mas enfim está pronto. A diretora também elege comissões a escolha dos professores para trazerem novidades a escola , por exemplo a comissão do dia dos pais sugeriu um encontro no centro de cultura com a família e a bióloga Andréia para tratarmos de assuntos referentes ao nosso projeto natureza e cidadania que envolve toda comunidade escolar. Falamos sobre o destino do lixo das nossas casas e da escola e saímos com algumas soluções e destino para o óleo de cozinha velho, materiais recicláveis, pilhas velhas. A escola é um ponto de coleta e estes matérias são vendidos para usina de reciclagem do município e o lucro é investido para as crianças na compra de materiais e jogos pedagógicos, brinquedos, mudas de árvores frutiferas, flores para o jardim e mudas de hortaliças e legumes para horta escolar. Enfim a administração conta com os pais, professores e alunos para o andamento harmônico de nossa escola e está dando muito certo.
quarta-feira, 3 de setembro de 2008
projeto de aprendizagem
Este é um assunto que me interessa e muito. Já venho trabalhando com projeto de aprendizagem com meus alunos e sei que este semestre irei aprender muito sobre o assunto. Porém a maneira como iremos trabalhar ( em rede) é uma novidade, não sei como poderemos estender às escolas públicas, mas a experiencia é válida
EDUCAÇÃO FRUTO DA SOCIEDADE/ TEXTO MELHORADO
Ainda hoje a educação não é igualitária, fruto de uma sociedade que desde o passado privilegiou e ainda privilegia as classes hierárquicas (Quem está no poder). Quero dizer que nossa sociedade de um modo geral é dividida entre quem tem mais e quem tem menos poder aquisitivo e esta divisão influencia na qualidade da educação, pois quem tem mais condições financeira certamente terá melhores chances e oportunidades" se souber aproveitar", para entrar em uma universidade conceituada, para ter progressão nos estudos, para ter acesso a educação de qualidade e professores conceituados realmente. Não quero dizer que por ser mais pobre e estudar em escolas públicas o sujeito de forma alguma terá chance e que todas as escolas públicas são ruins, mas o que mostra as pesquisas é que alunos de quarta série ainda são considerados semi analfabetos. Onde está o erro? Será falta de políticas educacionais que realmente se preocupem com a qualidade da educação?Mas como mudar esta realidade? Por que as melhores escolas são guardadas aos que têm poder aquisitivo melhor? Para estas perguntas ainda não tenho respostas, mas conscientemente sei que o meu papel nesta sociedade é exercer meu ofício com o máximo de competência e buscar cada vez mais não mudar o método, mas refletir sobre qual educação e quais seres sociais a sociedade precisa. E que esta reflexão possa se transformar em ação por parte de todos os educadores que sonham por uma educaçaõ de qualidade sem privilegiar esta ou aquela classe social. A cada época a sociedade encontra-se em plena evolução e os seres em constante transformação provocada pela educação. Se boas sementes forem plantadas as transformações serão positivas se ao contrário negativas.
Qual o papel do gestor da escola em sua administração
Para consolidação do exercício da gestão democrática participativa os cidadãos devem sentirem-se parte do processo e romper com o modelo tradicional que separa os que decidem ou planejam dos que executam e sofrem as conseqüências das decisões tomadas. O gestor é responsável pela sintonia e qualidade em sua administração. Gerir, organizar, planejar, acompanhar, prevenir, prever, avaliar, refletir, são ações diárias do gestor.
Pensar a gestão democrática da educação é, portanto, refletir sobre um conjunto de idéias. Quais são? –democratização do acesso e permanência/continuidade nos estudos, democratização dos saberes que dão passagem à cidadania e ao trabalho, participação nos processos de planificação e decisão, relações de autonomia – e sua inserção em um projeto mais amplo de democratização da sociedade, do qual a educação é constitutiva e constituinte. E estas ações devem ser tomadas em nível de nação, ainda que uma pequena parte possamos fazer, no cotidiano em nossas escolas.
Pensar a gestão democrática da educação é, portanto, refletir sobre um conjunto de idéias. Quais são? –democratização do acesso e permanência/continuidade nos estudos, democratização dos saberes que dão passagem à cidadania e ao trabalho, participação nos processos de planificação e decisão, relações de autonomia – e sua inserção em um projeto mais amplo de democratização da sociedade, do qual a educação é constitutiva e constituinte. E estas ações devem ser tomadas em nível de nação, ainda que uma pequena parte possamos fazer, no cotidiano em nossas escolas.
Assinar:
Postagens (Atom)