sexta-feira, 16 de abril de 2010
A importancia do brincar na educação infantil e em toda a infância
Brincar, explorar, manusear, experimentar..."Estas atividades ajudam a construir o conhecimento, podem ser entendidas como situações em que as crianças possam expressar diferentes sentimentos, podendo, gradativamente, aceitar a existência do outro. São atividades lúdicas que visam melhorar a socialização entre as crianças, fazendo com que vivenciem situações de colaboração, trabalho em equipe e respeito. Além de proporcionarem momentos lúdicos e prazerosos, fazendo com que a criança classifique, ordene, estruture, resolva pequenos problemas e sinta-se motivada a ultrapassar seus próprios limites. Enquanto brinca, a criança está pensando, criando e desenvolvendo, dentre outros fatores, o pensamento crítico".Rosalina gomes Ferreira. Acredito muito no que a autora falou, e acima de tudo busco proporcionar momentos de brincadeiras em minhas aula, pois são riquíssimos para o desenvolvimento psico-motor e afetivo das crainças. O brincar transcende o brinquedo, mesmo sem muitos brinquedos as crianças usam a criatividade e o momento da brincadeira passa a ser o mais esperado da tarde. Minha aula tem o momento da atividade espontânea que é o momento em as crianças ficam livres interagindo umas com as outras, ocupando os cantinhos da sala de aula e brincadando do que lhes for mais interessante, sem minha intervenção, somente brinco junto se me chamarem.
Importante
É necessário detectar e combater o comportamento agressivo ainda na primeira infância, pois quando a criança não encontra obstáculos ou alguém que a alerte mostrando que não é um comportamento adequado, ela percebe que consegue liderar e tirar proveito destas situações e no futuro certamente tornar-se-á , muito provavelmente um adulto violento. Mas isso deve ser feito com amor, pois se formos agressivos com as crianças certamente irão fazer o mesmo ,pois a crinça se espelha muito no adulto.
quarta-feira, 7 de abril de 2010
Pensando da melhor maneira de descrever o PA
• Uma vez por semana fazemos estudos sobre os peixes, na verdade é quase todos os dias, pois o cuidado com o Golfinho, peixinho da turma é diário. Ainda não estou trabalhando as minhocas, pois acho que é muita coisa para processarem, ainda não tem maturidade para todas estas informações. Também tem que ter o tempo da brincadeira que muitas vezes foge do que está sendo proposto. Eles precisam inventar e vivenciar coisas do momento em sala de aula, pois a primeira infância se resume bastante a vivencias rápidas que não podem ser deixadas para trás para focarmos em cima de pesquisa, pois terão o resto da vida para pesquisar.
• É importante trabalharmos a questão do plantio, o cuidado com as plantinhas , com a natureza e nossa turma toca o projeto da escola horta escolar, então, pelo menos uma vez por semana precisamos nos dedicar a horta, tem varias historias que podem ser trabalhadas, mas que foge do projeto peixe e minhoca ( que sala de frutas).
• Outra coisa é o trabalho diário que tenho que fazer relacionado a musicalidade, pois no ano passado, coordenei o projeto banda mirim, mas os trabalhos foram superficiais, pois não tenho experiência com músicas e instrumentos, penso que este ano deve ser diferente, então, já peguei um livro de Nicole Jeandot Explorando o universo da música- Ed. Scipione e estou trabalhando algumas atividades deste livro.
• Duas vezes por semana, preciso fazer as atividades de educação física, por isso o tempo é curto, pois temos que pensar que minhas crianças não se detém mais do que 1 h em uma atividade dirigida, os outros momentos devem ser livres com orientação da professora se for necessário.
sexta-feira, 26 de março de 2010
Análise da ajuda dos em relação a escolha do assunto do projeto
Após os pais trazerem o material solicitado para pesquisa sobre os assuntos do projeto, constatei que dos 20 alunos somente 5 trouxeram o material o restante alegou que não encontrou nada sobre o referido assunto de interesse do filho. Penso que isso seja um desinteresse dos pais, pois os assuntos surgidos foram coisas bem simples, tais como
Árvores ,Cachorros , Mar e peixes, As minhocas, Histórias de fadas, Brinquedos e brincadeiras, Andar de bicicleta. Com este materila em mãos fiz uma nova rodada de conversa dirigida e essa vez as coisas funcionaram melhor. A mãe de um aluno que tem interesse em aprender sobre o mar e os peixes trouxe o peixinho de estimação dele para os colegas conhecerem, fui bem bacana. Então, tudo gerou sobre o peixe e também sobre minhocas, pois elas estão presentes na horta da escola quando vamos mexer nos canteiros, pois nossa turma cuida deste projeto( horta escolar). O nome do nosso projeto foi escolhido " somos curiosos- conhecendo o universo dos peixes e das minhocas".
Queridos pais!
Gostaria de comunicar-lhes que irei trabalhar com arquitetura pedagógica que se chama “projeto de aprendizagem sanando as curiosidades dos alunos”. É importante informá-los que, “um aspecto central da inteligência é a necessidade de gerar questões e responder a elas. Nenhuma entidade pode aprender sem gerar para si mesma a necessidade de conhecer. (Schank e Birnbaum, 1996)”. E para conhecer e aprender é importante desde cedo incentivar a pesquisa e o gosto pela descoberta. Portanto, irei precisar da colaboração de vocês pais, para elaboração e construção destes projetos, pois seus filhos ainda estão em formação da autonomia e não conseguem realizar sozinhos o trabalho que irei propor no decorrer deste ano. Farei uma melhor explicação sobre esta proposta na reunião de pais que será dia 25/03/10. Seu filho(a) apresentou interesse em saber sobre__________ Por isso mande o maior número de material que conseguir sobre este assunto, pode ser livros, revistas, jornais, filmes, fotos ou outros... Certa que poderei contar com ajuda de todos. Atenciosamente professora Fátima.
O bilhete foi, mas a ajuda dos pais foi mínima e aí como trabalhar diversos assuntos se não posso contar com a família? Continuarei....