terça-feira, 17 de março de 2009

Expectativas para o semestre 2009/1

Acredito que este semestre vai ser ainda mais proveitoso, cheio de conquistas e descobertas. No semestre anterior consegui me organizar e ter um excelente aproveitamento espero que aconteça o mesmo neste. Em relação aos projetos de estudo gostaria que fosse mais flexível, os grupos poderiam se organizar conforme for melhor para todos os componentes, penso que no semestre anterior fomos forçados a fazer o trabalho com pessoas que “no meu caso” foi complicado por não ter muita afinidade. Com tudo, o aprendizado foi muito rico, no entanto a pesquisa poderia ser mais interessante e prazerosa se estivesse em um grupo que eu me sentisse melhor .

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Neste semestre aprendemos a refletir nos posicionando sobre questões tais como: A formação docente, sobre as condições de trabalho do professor, sobre construção de uma escola democratica e de certa forma como estas coisas influenciam para que tenhamos uma educação pública de qualidade em nosso país.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

pesquisa interessante

A metodologia de Projetos de Aprendizagem Baseados em Problemas favorece à cooperação, que se dá por trocas recíprocas e respeito mútuo. Busca-se aprender conteúdos, aprofundar conceitos, por meio de procedimentos que ajudam o sujeito a desenvolver a própria capacidade de continuar aprendendo, num processo construtivo e simultâneo de questionar-se. A avaliação é usada para verificar como o sujeito está pensando, que recursos já utiliza, que relações consegue estabelecer, que operações realiza ou inventa, ou seja, há um acompanhamento de todo o desenvolvimento da aprendizagem.http://www.ricesu.com.br/colabora/n2/artigos/n_2/id02f.htm

reflexao individual sobre o trabalho com projetos considerando:

Possibilidades de aprendizagem;
O PA nos possibilita muita aprendizagem, pois quando se está trabalhando em grupo cada um contribui com algo e os conhecimentos somam-se à medida que o grupo interage.Outra grande vantagem é pesquisar um assunto de nosso interesse.
Dificuldades encontradas na metodologia;
Minha maior dificuldade foi o trabalho cooperativo à distância, tivemos um pequeno desentendimento no grupo e ofensas foram publicadas sendo que todos tiveram acesso a elas antes de mim que seria a mais interessada. se estivéssemos trabalhando presencialmente certamente seria mais fácil contornar aquela situação. Mas enfim tudo é um aprendizado acredito que estou crescendo muito neste semestre. Minha maior preocupação é que desde aquele equivoco passei a me sentir muito desmotivada para continuar o trabalho! No início estava bem contente e interessada pelo tema do projeto, mas este último mês me frustrou. ( desculpe, é só um desabafo).

Vantagens desta metodologia sobre outras estratégias usadas por você na sua prática de sala de aula;
Já tenho esta experiência de trabalho com projetos de aprendizagem partindo de perguntas com minha pré-escola, desde que inicie no município a secretaria de educação em atuação na época nos mostrou e cobravam que trabalhássemos com projetos de aprendizagem, nesta ocasião conhecemos alguns livros e projetos propostos por Hernandez. Confesso que no inicio achei muito difícil, quase que impossível fazer com que alunos com 5 e 6 anos conseguissem argumentar sobre temas que surgiam. Os primeiros projetos no ano são bem difíceis e terminam bem rápido, pois o interesse acaba, mas é assim mesmo, na medida em que vamos adquirindo experiência os temas vão se tornando mais envolventes e as perguntas ficam mais criativas. É uma pena que ao irem para o fundamental não têm mais contato com esta metodologia e passam a estudar somente o que os professores consideram importante e interessante. Claro que trabalho um pouco diferente, não consigo fazer vários projetos para atender as expectativas de todos, então escolhemos o que é melhor argumentado. O aluno passa a ser mais crítico, pois ajuda na escolha do projeto que foi mais bem argumentado. Nem todos argumentam, muitas vezes temos três ou quatro assuntos para escolher. A família começa a participar, pois percebe o envolvimento do filho. Este ano um dos projetos escolhido foi o do aluno que queria saber de onde vinha e como fazíamos a saladinha de pepino que fica nos vidrinhos.(conserva de pepinos). Levando em consideração a faixa etária deles o assunto deu muito tempo de pesquisa, fizemos uma horta na escola e agora começaram a nascer os primeiros pepinos, estamos guardando para fazer a salada. A partir desta pergunta puxamos vários ganchos. Outro projeto que fizemos foi: Por que a lua caminha ao meu lado quando ando de bicicleta? Enfim esta metodologia é riquíssima !
" Quando o aprendiz é desafiado a questionar, quando ele se perturba e necessita pensar para expressar suas dúvidas, quando lhe é permitido formular questões que tenham significação para ele, emergindo de sua história de vida, de seus interesses, seus valores e condições pessoais, passa a desenvolver a competência para formular e equacionar problemas. Quem consegue formular com clareza um problema, a ser resolvido, começa a aprender a definir as direções de sua atividade." (Fagundes, Maçada e Sato, 1999 p. 16).

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Refletindo sobre PA na prática de sala de aula

Estas reflexões estão me ajudando a pensar o PA como professora,pois neste semestre deixe-me influenciar pelas colegas de escola que achavam interessante fazer um projeto sobre meio ambiente envolvendo a horta escolar. ( projeto de ensino, acredito) Está surtindo efeito, pois alguns habitos de familiares e alunos mudaram(separação do lixo, cuidado com a água, aproveitamento de materiais reciclável, uso de abubo orgânico na horta, enfim muitas coisas...) Neste momento me pergunto o que é realmente válido?Estudar assim ou estudar "o brinquedo" "A bicicleta" e outras curiosidades que já trabalhei com crianças de educação infantil(isto sim que é projeto de aprendizagem, pois surgiu do interesse deles, acredito!)

projeto de aprendizagem

O que aprendi com o estudo de PA?
È preciso ter interação para consolidação do trabalho em grupo;
É preciso ter respeito pelo ritmo de trabalho de cada componente do grupo, e para isso faz-se necessário o mínimo de conhecimento das pessoas com que estamos trabalhando;
É preciso ter diálogo com respeito à opinião de cada componente do grupo, pois a proposta é um trabalho de pesquisa colaborativo;
O tema do projeto precisa ser de interesse de todos, ou que pelo menos em algum momento este interesse surja;
O plano de ação deve ser bem elaborado para um bom aproveitamento do tempo e para que a pesquisa seja interessante;
Fontes de estudos diversificadas para ajudar a encontrar a resposta da questão de investigação, por exemplo ( procurar novas fontes que não sejam somente a internet).

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Encontrando dificuldade em trabalhar em rede com um grupo estranho

Neste momento encontro muita dificuldade em trabalhar com projetos de aprendisagem com um grupo que tenho pouquissima afinidade, desde o inicio nada começou bem, a pedido dos professores escolheríamos assuntos de interesse individual para aprender em grupo com interesses compativeis ao tema do projeto, porém muitos fizeram "grupinhos" e escolheram assuntos interessantes de trabalhar com aquele grupo. Minha insatisfação foi demasiada, pois fiquei em um grupo com 12 componentes, deu muita confusão até que entrei em contato com o professor e ele me encaixou em um grupo com 5 amigas. Tenho contato somente com uma delas e por causa de uma postagem mal interpretada ou talvez mal elaborada por mim ocasionou-se uma indisposição no grupo. Não sei onde isso vai dar, o fato é que trabalhar em grupo não é facil piorou com quem não conhecemos.
Está foi minha postagem no diário de bordo do pbwik grupo 11
-Hoje mandei um e-mail para professora solicitando orientação para refazer o mapa conceitual, pois no fórum ela falou que nosso mapa é um plano de ação. Preciso que as demais colegas participem deste espaço, pois afinal é um grupo de estudos, somente eu e Luciane interagimos aqui.

Querida colega!
É uma lástima que não tenhas assinado a colocação acima, mas estás redondamente enganada!
Não é só tu e a Luciane que agem e interagem, por trás da máquina (esta com a qual estou me comunicando agora) existe mais duas colegas tuas que estão trabalhando, e muito, neste projeto. Como somente uma pessoa pode usar o computador de cada vez, nós optamos que a Luciane seja a digitadora (é mais nova e mais ágil). Eu e a Carla ficamos com a parte mais corrida: pesquisar, entrevistar, ler e recortar matérias sobre o tema em questão. Entregamos todo o fruto de nosso trabalho para ser colocado nestas páginas e, em momento algum, nos queixamos do corre-corre ou de que estamos levando alguém nas costas.
Tu não acha que na ignorância de nossos atos, você se precipitou?
Não faltou um pouco de ética de sua parte ao digitar tamanha aberração?
Você, por acaso, tentou se comunicar comigo e com a Carla?
Estou profundamente magoada, pois acho que me equivoquei. Juro que achava que estava engajada em um GRUPO coeso em objetivos.
SUZAN PEREIRA DAVID.
08/10/08
Pensei que neste espaço escreveríamos nossos progressos em relação a pesquisa do projeto, um pedido para as demais colegas participarem deste espaço foi mal interpretado pela colega Suzan. Abraços Fatima

e-mail enviado neste dia para colega Suzan:
Querida Suzan, sinto que estejas magoada, minha intenção não foi provocar isto, mas sim que alguém se manifestasse e que bom que escrevestes teu desabafo. O fato é que nosso projeto está parado, deves concordar comigo! E se estás trabalhando nos bastidores me desculpa, pois é impossível saber visto que não nos vimos mais e o único meio de nos comunicar, assim como combinado em aula presencial, seria através do fórum de debates. Quero que saibas que de forma alguma me preocupo em “levar alguém nas costas” e também não quero ser levada nas costas, minha intenção era fazer uma provocação para que as demais interagissem, mas nunca de forma ignorante, realmente é uma lástima chegarmos a este ponto. Até amanhã, Fatima