domingo, 10 de agosto de 2008

O que é simetria invertida relacionado a formação de professores

É importante refletir sobre nossas ações pessoais e profissionais enquanto professores, realizando mudanças práticas pedagógicas, no pead somos provocados a refletir sobre tendências e necessidades da educação. Nesse sentido, a formação de um professor deverá ser coerente no relacionamento entre os aspectos teóricos estudados e a prática por ele vivenciada enquanto realiza o curso. As ações efetivadas durante a sua formação devem servir de exemplos e de práticas compatíveis com os anseios profissionais desejados, idéia esta denominada simetria invertida, por BRASIL (2001). A simetria invertida é entendida como a coerência que deve haver entre as ações desenvolvidas durante a formação de um professor e o que dele se espera como profissional.

Que aprendizagens se consolidaram no preparo e realização do workshop?

Sempre se está aprendendo em todos os momentos e oportunidades de nossa vida, tanto profissional, como estudantil e pessoal. Durante a realização e preparo da aprentação aprendi que é preciso preparar os slides de forma mais atrativa para cativar o público possibilitando melhor suporte durante a minha apresentação, pois esta foi minha dificuldade. No semstre 2 de 2007 quem preparou meus slides foi uma colega e ficaram melhores do que neste, mas fico feliz por não depender mais dos outros, já aprendi a fazer é só aperfeiçoar um pouco mais. Creio que neste semeste minha apresentação estará melhor. As cores claras são mais aconselhaveis segundo a professora. Também colocar frases de pensadores é importante, mas mais importante ainda é estar preparado para responder o que o professor perguntar . Por exemplo a professora Liliana perguntou sobre a frase de Rubem Alves que diz "Educar não é ensinar a resposta, educar é ensinar a pensar." "Simetria invertida" o que o curso pretente em relação a formar pensadores? O que significa isso? Não é bem nestas palavras, mas o fato é que fiquei de me aprofundar no que diz respeito a simetria invertida, até agora estava de férias, mas irei pesquisar e manifetarei o que aprendi em seguida.

1. Vamos refletir sobre o desfecho do semestre 2008/1?



Vamos refletir sobre o desfecho do semestre 2008/1?
Da mesma forma como fizemos no início do semetre anterior, faça duas postagens no portfófio:
postagem 1 : que aprendizagens se consolidaram ao preparar a síntese-reflexão?
postagem 2 : que aprendizagens se consolidaram no preparo e realização do workshop?
Quando preparei a a síntese - reflexão tive a oportunidade e a necessidade de re-ler o material apresentado pelos professores no semestre em questão. Penso que ao re-ler algo que haviamos estudado sempre temos algo novo a aprender. Também é de muita importância os comentários que o professor avaliador da síntese nos faz, em meu caso a professora Liliana que sempre quer tirar o máximo que podemos produzir, pois como nos disse a intensão do curso é formar professores pensadores para que possamos fazer de nossos alunos sujeitos ativos e que busquem pelo conhecimento assim como nós alunos do pead estamos fazendo. Durante a preparação da síntese consegui perceber melhor o quanto os conceitos de espaço e tempo estiveram presentes em todas as interdisciplinas, no início não havia me dado conta deste detalhe, pois no semeste que passou estive um pouco lenta! Tenho plena consciência que no semestre que está aí será bem diferente.

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Percebi o quanto a colaboração e cooperação fez a diferença para que eu conseguisse concluir minha atividade da temática quatro em tecnologias. Esta interdisciplina já vem abordando a cooperação desde outras temáticas por exemplo a escrita colaborativa
Paulo Freire lembra que o saber acontece na cabeça, enquanto que o sabor acontece na língua, na degustação. Saber é um coisa necessária, porém com suas comparações ele diz que o que adianta saber fazer a comida e não sentir o seu sabor, ou seja, degustá-la. Fala que saber e sabor tem a mesma origem etimológica. Diz que o sábio é especialista em sabor (sábio em latim quer dizer degusta). Resumindo, ele coloca que temos que além de saber, degustar o que sabemos, saborear nossos conhecimentos.O professor do futuro não deve ser aquele repetidor de conteúdos congelados num livro. A palestra de Vasco Moretto já afirmava isto. A educação se modificará quando o professor olhar para o aluno de outra maneira, tendo a mesma curiosidade e vontade em aprender e juntar-se ao aluno na busca C do novo. Rubem Alves diz "Educar não é ensinar a resposta, educar é ensinar a pensar." Complementando com Vasco Moretto que diz que a nossa tarefa é formar pensadores, não repetidores de idéias.

Marcadores:

quarta-feira, 11 de junho de 2008

sugestão de trtabalho em estudos sociais

Sugestão de trabalho: desencadear uma proposta que envolva as crianças na busca de significados, partindo da leitura do seu mundo: quem sou? Qual o meu nome? Por que tenho este nome? Onde posso pesquisar sobre a minha hist6ria? Em que documentos? Através de entrevistas? Com quem? Como eu era quando nenê? O que eu gostava de fazer? Tenho algum objeto guardado ligado a minha história? Como posso registrar minha história? Onde nasci? Onde meus pais nasceram? Por que não ficaram lá? Por que agora estamos morando aqui? Como posso representar o lugar onde moro? Será que eu gostaria de morar em outro lugar? Qual? Por quê? Minha casa, como é? Do que é feita? É igual a do vizinho? É maior? É suficiente para minha família? Por quê? Como eu gostaria que fosse? Lá é alto? Baixo? É seco ou úmido? Quem são meus vizinhos? De onde vieram? Por quê? Como eu venho para a escola? É longe? Por quais ruas eu passo? Como é o nome da minha rua? O que fica mais perto de minha casa: - a Escola ou a Igreja? O ônibus passa perto da minha casa ou do Posto de Saúde? Qual é o nome do ônibus? Quanto custa a passagem? Pra quem vai este dinheiro? Quem usa este ônibus lá em casa? Por que eu venho para esta escola? Quem compra meus lápis e cadernos? É caro? Por quê? Quem será que fabrica estes materiais? De onde vem o lápis? Será que é preciso que eu estude? Por quê? Eu preciso trabalhar? Por quê?
A História e a Geografia, embutidas nos Estudos Sociais, vêm ao encontro deste aluno que anseia por compreender sua realidade.
"A história concebida como um saber que não se limita a descrever fenômenos aparentes. Mas uma história crítica, que reconstitui a ação dos homens ao longo do tempo, em suas diversas formas de organização social. Um ensino de história que busque explicar a realidade como uma totalidade complexa, articulada em suas várias instâncias, porém possível de ser compreendida sempre que houver ênfase na análise de relações entre os fatos e o contexto mais amplo".
Antônio Castrogiovanni e Beatriz T. D. Fischer

PARA APRENDER TEM QUE FAZER!

Anteriormente havia postado que estava difícil associar alguma prática de estudos sociais com os meus alunos, visto que nos é passado conteúdos a trabalhar com primeiras séries de ensino fundamental e não com educação infantil. Mas me desdobrando daqui e dali, consegui fazer algumas adaptações e aplicar coisas bem interessantes com meus alunos. Afinal o que seria do professor sem sua criatividade? Estudamos sobre grupos sociais e o primeiro grupo social que fizemos parte é nossa família e desde que viemos ao mundo estamos inseridos nela, portanto um trabalho voltado a família é interessante para os alunos menores. o trablho ficou bom e a tutora fez seu comentario.
Olá, Fátima. Extremamente interessante a forma como tu desenvolveste o projeto em questão, enfatizando a família, mas principalmente envolvendo os pais no desenvolvimento do mesmo, como também o uso de uma história para permear todo o trabalho. Parabéns! Simone Rocha/tutora sede/Estudos Sociais
opener.location.reload();
Em estudos sociais também consegui relembrar da interdisciplina do semestre passado que precisamos retomar nosso passado criando memoriais e linha de tempo. Na construção da linha de tempo deste semestre retomei e re-estudei um recurso da internet ensinado em tecnologias. A primeira vez que trabalhei com xtimiline não o compreendia, foi dificílimo, mas com a ajuda da Celi no pólo e da minha colega Elci consegui realizar a tarefa utilizando e compreendendo mais esta ferramenta. Acredito que não basta utliza-la e realizar a tarefa corretamente é necessário apropriar-se do que estamos usando. Enfim consegui fazer a linha de tempo de estudos sociais no xtimile e o que é melhor SOZINHA. linha de tempohttp://www.xtimeline.com/timeline/linha-de-tempo-hist-243-ria-da-Inform-225-tica-na-Educa-231-227-o-do-Brasil-e-minha-vida