Sugestão de trabalho: desencadear uma proposta que envolva as crianças na busca de significados, partindo da leitura do seu mundo: quem sou? Qual o meu nome? Por que tenho este nome? Onde posso pesquisar sobre a minha hist6ria? Em que documentos? Através de entrevistas? Com quem? Como eu era quando nenê? O que eu gostava de fazer? Tenho algum objeto guardado ligado a minha história? Como posso registrar minha história? Onde nasci? Onde meus pais nasceram? Por que não ficaram lá? Por que agora estamos morando aqui? Como posso representar o lugar onde moro? Será que eu gostaria de morar em outro lugar? Qual? Por quê? Minha casa, como é? Do que é feita? É igual a do vizinho? É maior? É suficiente para minha família? Por quê? Como eu gostaria que fosse? Lá é alto? Baixo? É seco ou úmido? Quem são meus vizinhos? De onde vieram? Por quê? Como eu venho para a escola? É longe? Por quais ruas eu passo? Como é o nome da minha rua? O que fica mais perto de minha casa: - a Escola ou a Igreja? O ônibus passa perto da minha casa ou do Posto de Saúde? Qual é o nome do ônibus? Quanto custa a passagem? Pra quem vai este dinheiro? Quem usa este ônibus lá em casa? Por que eu venho para esta escola? Quem compra meus lápis e cadernos? É caro? Por quê? Quem será que fabrica estes materiais? De onde vem o lápis? Será que é preciso que eu estude? Por quê? Eu preciso trabalhar? Por quê?
A História e a Geografia, embutidas nos Estudos Sociais, vêm ao encontro deste aluno que anseia por compreender sua realidade.
"A história concebida como um saber que não se limita a descrever fenômenos aparentes. Mas uma história crítica, que reconstitui a ação dos homens ao longo do tempo, em suas diversas formas de organização social. Um ensino de história que busque explicar a realidade como uma totalidade complexa, articulada em suas várias instâncias, porém possível de ser compreendida sempre que houver ênfase na análise de relações entre os fatos e o contexto mais amplo".
Antônio Castrogiovanni e Beatriz T. D. Fischer
quarta-feira, 11 de junho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário