quarta-feira, 27 de maio de 2009

O que significa Auschwitz?

Auschwitz- é o nome de um grupo de campos de concentração localizados no sul da Polônia, símbolos do Holocausto perpetrado pelo nazismo. A partir de 1940 o governo alemão comandado por Adolf Hitler construiu vários campos de concentração e um campo de extermínio nesta área, então na Polônia ocupada. Houve três campos principais e trinta e nove campos auxiliares. Os campos localizavam-se no território dos municípios de Auschwitz e Birkenau, versões em língua alemã para os nomes polacos de Oświęcim e Brzezinka, respectivamente. Esta área dista cerca de sessenta quilômetros da cidade de Cracóvia, capital da região da Pequena Polônia. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Auschwitz-Birkenau#Auschwitz_I) Colei esta informação para que eu não me esqueça quando ouvir falar em Auschwitz, pois quando me deparei com o texto de Adorno proposto pela interdisciplina de filosofia não imaginava o que seria e mesmo após ler o texto ainda fiquei em duvida, sabia que se tratava do holocasto ocorrido na alemanhã de Hitler, porém quando vi a citação “Para a educação, a exigência que Auschwitz não se repita é primordial”, não imaginava por onde começar a fazer meu texto, até que fui em busca de outros textos na web e aí então passei a ter uma melhor compreensão. Auschwitz e seu programa de extermínio seria resultado, portanto, de uma moral heterônoma, resultante de uma educação acrítica, em que a violência e o heroísmo são enaltecidos e tornados rituais de competição, inclusive sobre a capacidade de se suportar a dor, e o cumprimento de tarefas pela pátria é elevado a significado em si mesmo, sem qualquer constrangimento de natureza ética, mas o que buscamos como educadores é uma educação que forme cidadãos críticos, éticos e conscientes de que todos tem direitos iguais e que acima de tudo devemos respeitar o próximo independente de sua raça, etnia e religião. “Receio que através das medidas educativas, por mais abrangentes que sejam, será difícil evitar que assassinos de escrivaninha tornem a aparecer”( Theodor Adorno (1903 - 1969), porém apesar deste receio que também é meu, sei que temos que fazer nossa parte enquanto educadores mostrando e trabalhando não somente conteúdos para atingir as grades curriculares, mas sensibilizando os que por nós passarem para que aprendam a respeitar o próximo e valorizarem a vida. “Mas que existem pessoas que lá embaixo, como servos, portanto, praticam atos que se destinam a perpetuar a sua própria servidão e se despem de toda a dignidade humana; que continuem existindo Bogers e Kaduks, contra isso se pode fazer alguma coisa, pela educação, pelo esclarecimento”.

3 comentários:

Melissa disse...

Ótimas colocações. Parabéns :-)
Olha só, quando falas "sei que temos que fazer nossa parte enquanto educadores mostrando e trabalhando não somente conteúdos para atingir as grades curriculares, mas sensibilizando os que por nós passarem para que aprendam a respeitar o próximo e valorizarem a vida", como entende que esta sensibilização possa ser feita na escola? Como você tem feito esta sensibilização?
Beijos
Melissa

Fran e Joyce disse...

Muito bom =D Graças a ti fiz meu trabalho =D Obrigada =D

karim platinum disse...

Muito bom o texto! Um dos poucos da net que fazemuma real explicação sobre o significado do nome do Campo. estava fazendo uma pesquisa e tentei achar o significado e não achei em nem um lugar!

E novamente, obrigado pela qualidade do texto, muito bom mesmo!