“POLÍTICA PÚBLICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE REDEFINIÇÃO DO PAPEL DO ESTADO”, O QUE APRENDI.
No que se refere ao texto democracia nos passa o sentido de que após muitas lutas garantimos o direito à educação, como parte dos direitos sociais, pela democratização da sociedade e a gestão democrática da educação. Portanto democracia quer dizer lutar para que nossos direitos sejam reconhecidos e acima de tudo lutar para que tenhamos direito ao que almejamos.
Democracia: conjunto de procedimentos para a formação de um governo, baseado fundamentalmente de escolha de representantes por meio do voto, obedecendo-se os critérios construídos para esta escolha e a noção de igualdade de peso entre todos os votantes.
ESTADO:
Deveria ser o responsável pela implementação de políticas que visam à melhoria da qualidade da educação, no que se refere ao texto.
Estado: base da organização moderna que se configura nas instituições públicas governamentais organizadoras de todo o aparato político, representativo, econômico e jurídico da sociedade.
GLOBALIZAÇÃO
Estratégia para superação da crise de estado.
PARTICIPAÇÃO:
O texto marca os anos 80 como o de maior participação e organização da população na luta por direitos iguais “democracia”. Mas quando o país estava avançando em relação à participação popular sofreu o impacto das estratégias do capital para superação de sua crise: neoliberalismo.
NEOLIBERALISMO
Estratégia de superação da crise. Defendendo que a crise atual se encontra no estado “... reformar o Estado e diminuir sua atuação para superar a crise”. Portanto é uma opção política que visa somente o lucro no caso das privatizações. “Reformar o Estado significa transferir para o setor privado as atividades que podem ser controladas pelo mercado” (BRASIL, MARE,) A responsabilidade pela execução das políticas sociais deve ser repassada para a sociedade: para os neoliberais através da privatização (mercado) 1995, p.11)
Neoliberalismo: designa a opção política de governos que defendem a necessidade de retirada da ação do Estado de determinadas áreas a fim de que se possa investir em outras, mais prioritárias
POLÍTICA
Política refere-se às relações estabelecidas entre interessados afim de beneficiamento coletivo ou individual
POLÍTICAS EDUCACIONAIS
O estado passa de executor de políticas educacionais a apenas avaliador, o mercado torna-se parâmetro de qualidade isto é, em vez de criarem políticas para melhoria da qualidade de ensino compra-se de uma empresa um pacote que avaliará como está esta qualidade.
POLÍTICAS PÚBLICAS
O que deveria ser políticas públicas passa a ser políticas sociais, isto é, o estado repassando ao setor privado o que deveria fazer no caso da educação as terceirizações, exemplo”instituto Ayrton Senna “.
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Um comentário:
Oi Fátima, penso que esses conceitos abordados na postagem vão acompanhar o trabalho ao longo da interdisciplina. Abração, Sibicca
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