segunda-feira, 31 de março de 2008
refletindo sobre a elaboração da linha de tempo
Foi muito desafiador fazer este trabalho penso que sem a ajuda da professora através do fórum e da Celi no pólo ficaria muito difícil de conclui-la. Até mesmo com a ajuda da tutora ainda tive dificuldades, mas nada que a força de vontade e o empenho não superasse. Aqui está a minha linha de tempo
Sintese reflexão sobre o eixo III
Pensando em minha caminhada do semestre anterior percebi o quanto foi proveitoso as interdisciplinas que tivemos e o quanto pude aplicar o que aprendi com meus alunos. Ao elaborar o documento das aprendizagens utilizei muito o blog portfólio, ele foi um instrumento de trabalho essencial para relembrar minhas aprendizagens e poder elaborar a síntese final. Aprendi muito com esta atividade em especial ao elaborar a apresentação oral, pois nunca havia feito uma apresentação em slides no powerpoint e percebi o quando este curso nos ensina a buscar por novos conhecimentos e o quanto os colegas podem nos ajudar. Nesta tarefa contei com a ajuda da minha colega Rose que foi imprescindível durante a elaboração de meus slides . Uma das aprendizagens que me dei conta neste final de semestre está relacionada ao uso das tecnologias que nos facilitam a vida como académicas. Percebi também que as interdisciplinas que nos foram apresentadas não poderiam ter sido separadas, pois quando iniciou o semestre eu achei muito pesado fazer 7 interdisciplinas o fato é que uma complementou a outra.
segunda-feira, 17 de março de 2008
inicio do semestre
As férias acabaram e as espectativas são muitas em relação ao que vem aí neste semestre. Hoje é para iniciar a interdisciplina de matemática, eu não sou muito fã desta disciplina, tanto é que ainda não sinto-me preparada para atuar em turmas maiores por exemplo em quarta série, pois o conteúdo desta disciplina exige muita base . O que tive no magisterio foi muito fraco em relação ao conteudo destes anos. Espero que neste semestre eu passe a gostar de estudar e de ensinar matemática.
quarta-feira, 5 de dezembro de 2007
Como diz,(Carlos Drummond de Andrade) "Brincar com as crianças não é perder tempo, é ganhá-lo. Se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem”. O que o corpo experimentar a mente guardará, isto é o que a interdisciplina de teatro me fez entender através das leituras e experimentações com os alunos. Acredito que está citação de Drummond também é pertinente para todas as interdiciplinas deste eixo. Em artes visuais vimos que apesar de ter que levarmos aos alunos o conhecimento da arte através de artistas famosos eles também são capazes de produzir arte e este olhar que aprenderão ter sobre a arte do outro formará neles a conduta critica para avaliar as situacões que ocorrem na sociedade, na sua vida afetiva...Em literatura no trabalho com a contação de história quanta coisa pode-se fazer com os alunos, sem falar em musica que é muito corpo e movimento, eppc já é mais teórica ,mas através de nosso apredizado neste semestre podemos aplicar estes conhecimentos em nosso ppp da escola pondo em pratica a teoria aprendida.
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domingo, 2 de dezembro de 2007
portfolio de aprendizagem
Portfòlio de aprendizagem, conforme Hernández(...) não é só a reconstrução do processo de aprendizagem por parte do aluno e a tomada de consciência dele, mas, além disso, oferece evidências sobre a compreensão alcançada durante o processo de aprendizagem. Apesar do meu portfólio não estar bem organizado tenho consciência de que será extremamente importante para construção da minha síntese final. Não sei como começarei, pois são muitas informações e resumir tudo que já aprendi durante o semestre me parece ser bem difícil. Sei que não é impossível, por isso com certeza irei me esforçar para conseguir.
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todas as interdisciplinas do semestre
domingo, 18 de novembro de 2007
Projeto político-pedagógico é a organização do trabalho pedagógico da escola que envolve o todo, este é elaborado em conjunto com os professores. Ao construirmos os projetos de nossas escolas, planejamos o que temos intenção de fazer, realizar. Lançamo-nos para diante, com base no que temos, buscando o possível. O projeto não é algo que é construído em seguida arquivado ou encaminhado às autoridades educacionais como prova do cumprimento de tarefas burocráticas. Ele é construído e vivenciado em todos os momentos, por todos os envolvidos com o processo educativo da escola. Como exemplo: refiro-me à escola no qual trabalho, pois seguidamente estamos reavaliando e reformulando nosso projeto político- pedagógico, inclusive na semana seguinte faremos uma reunião pedagógica para colocar em dia nosso ppp e eu fiquei responsável para trazer material e escrever sobre a importância do brincar na educação infantil. Quando alguma professora ingressa na escola lhe é apresentado o ppp, para que fique sabendo qual a proposta da escola e a partir daí elaborar seus planejamentos e projetos de ensino. Deve-se considerar o projeto político-pedagógico como um processo permanente de reflexão e discussão dos problemas da escola, na busca de alternativas viáveis à efetivação de sua intencionalidade, de forma construtiva com a colaboração de todos os envolvidos.https://www.ead.ufrgs.br/rooda/rooda.php
Oi Fátima, interessante esse exemplo que trazes sobre como a tua escola vivencia e trata o PPP. Penso que desta forma os professores que lá trabalham podem ter acesso às propostas da escola bem como visualizam a necessidade de constantemente reformulá-la.
Esta foi uma postagem realizada na primeira atividade proposta nesta interdisciplina e a resposta que dei parece estar condizente com o que foi estudado até então. Realmente a minha escola trata o ppp como um documento importantíssimo sendo ele a história de vida da escola e que dá vida a ela. “... é o rumo, a direção que a escola perseguirá durante um longo tempo. Por esse motivo, não cabe ser detalhado e rígido. Ao contrário, precisa ser flexível e prever regulares avaliações e reformulações. (FILIPOUSKI, Ana Mariza Ribeiro; SCHÄFFER, Neiva Otero. Projeto Político-Pedagógico, documento de identidade da escola contemporânea). Pensando desta forma é que seguidamente estamos estudando e revisando o que foi proposto e se realmente o que está ali tem sentido para nossos alunos. Não fazemos copias o projeto é nosso e está de acordo com a realidade de nossa escola. Aproveitando nossa interdisciplina de ludicidade em nosso ppp citamos a amada professora Tania Fortuna ao falarmos sobre a importância do lúdico na educação infantil.
Oi Fátima, interessante esse exemplo que trazes sobre como a tua escola vivencia e trata o PPP. Penso que desta forma os professores que lá trabalham podem ter acesso às propostas da escola bem como visualizam a necessidade de constantemente reformulá-la.
Esta foi uma postagem realizada na primeira atividade proposta nesta interdisciplina e a resposta que dei parece estar condizente com o que foi estudado até então. Realmente a minha escola trata o ppp como um documento importantíssimo sendo ele a história de vida da escola e que dá vida a ela. “... é o rumo, a direção que a escola perseguirá durante um longo tempo. Por esse motivo, não cabe ser detalhado e rígido. Ao contrário, precisa ser flexível e prever regulares avaliações e reformulações. (FILIPOUSKI, Ana Mariza Ribeiro; SCHÄFFER, Neiva Otero. Projeto Político-Pedagógico, documento de identidade da escola contemporânea). Pensando desta forma é que seguidamente estamos estudando e revisando o que foi proposto e se realmente o que está ali tem sentido para nossos alunos. Não fazemos copias o projeto é nosso e está de acordo com a realidade de nossa escola. Aproveitando nossa interdisciplina de ludicidade em nosso ppp citamos a amada professora Tania Fortuna ao falarmos sobre a importância do lúdico na educação infantil.
sábado, 17 de novembro de 2007
um espaço reservado aos pais em minha sala
17/11/2007 10:18:44
FATIMA SILVANE SAMPAIO
Pensando na proposta do fórum dos sonhos, também propus aos pais de meus alunos do maternal 3 que nos contassem qual seria seu sonho para realizar com a família neste Natal. A proposta é que cada família elabore uma mensagem, frase ou desenho contando o(s) sonho(s) para seu filho. Para receber estas mensagens será elaborado um painel com o título um sonho de Natal, os alunos também farão cartinhas com mensagens e desenhos aos pais, eu ficarei intermediando esta atividade e escrevendo para eles o que querem dizer aos pais e evidentemente ao papai Noel. Pois quando se fala em sonho de Natal as crianças já imaginam que o bom velhinho irá realizar seus desejos e essa imaginação é ótima. Beijos e bons sonhos Fátima. Eis a resposta de minha professora: Fátima, uma ótima sugestão de atividade. Quem sabe essas famílias possam ser encantadas pelos sonhos de seus filhos e dos colegas. E transformar eles em realidade. Um abraço ensolarado e bom final de semana!!!!Profª Denise.
FATIMA SILVANE SAMPAIO
Pensando na proposta do fórum dos sonhos, também propus aos pais de meus alunos do maternal 3 que nos contassem qual seria seu sonho para realizar com a família neste Natal. A proposta é que cada família elabore uma mensagem, frase ou desenho contando o(s) sonho(s) para seu filho. Para receber estas mensagens será elaborado um painel com o título um sonho de Natal, os alunos também farão cartinhas com mensagens e desenhos aos pais, eu ficarei intermediando esta atividade e escrevendo para eles o que querem dizer aos pais e evidentemente ao papai Noel. Pois quando se fala em sonho de Natal as crianças já imaginam que o bom velhinho irá realizar seus desejos e essa imaginação é ótima. Beijos e bons sonhos Fátima. Eis a resposta de minha professora: Fátima, uma ótima sugestão de atividade. Quem sabe essas famílias possam ser encantadas pelos sonhos de seus filhos e dos colegas. E transformar eles em realidade. Um abraço ensolarado e bom final de semana!!!!Profª Denise.
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