domingo, 18 de novembro de 2007

Projeto político-pedagógico é a organização do trabalho pedagógico da escola que envolve o todo, este é elaborado em conjunto com os professores. Ao construirmos os projetos de nossas escolas, planejamos o que temos intenção de fazer, realizar. Lançamo-nos para diante, com base no que temos, buscando o possível. O projeto não é algo que é construído em seguida arquivado ou encaminhado às autoridades educacionais como prova do cumprimento de tarefas burocráticas. Ele é construído e vivenciado em todos os momentos, por todos os envolvidos com o processo educativo da escola. Como exemplo: refiro-me à escola no qual trabalho, pois seguidamente estamos reavaliando e reformulando nosso projeto político- pedagógico, inclusive na semana seguinte faremos uma reunião pedagógica para colocar em dia nosso ppp e eu fiquei responsável para trazer material e escrever sobre a importância do brincar na educação infantil. Quando alguma professora ingressa na escola lhe é apresentado o ppp, para que fique sabendo qual a proposta da escola e a partir daí elaborar seus planejamentos e projetos de ensino. Deve-se considerar o projeto político-pedagógico como um processo permanente de reflexão e discussão dos problemas da escola, na busca de alternativas viáveis à efetivação de sua intencionalidade, de forma construtiva com a colaboração de todos os envolvidos.https://www.ead.ufrgs.br/rooda/rooda.php
Oi Fátima, interessante esse exemplo que trazes sobre como a tua escola vivencia e trata o PPP. Penso que desta forma os professores que lá trabalham podem ter acesso às propostas da escola bem como visualizam a necessidade de constantemente reformulá-la.
Esta foi uma postagem realizada na primeira atividade proposta nesta interdisciplina e a resposta que dei parece estar condizente com o que foi estudado até então. Realmente a minha escola trata o ppp como um documento importantíssimo sendo ele a história de vida da escola e que dá vida a ela. “... é o rumo, a direção que a escola perseguirá durante um longo tempo. Por esse motivo, não cabe ser detalhado e rígido. Ao contrário, precisa ser flexível e prever regulares avaliações e reformulações. (FILIPOUSKI, Ana Mariza Ribeiro; SCHÄFFER, Neiva Otero. Projeto Político-Pedagógico, documento de identidade da escola contemporânea). Pensando desta forma é que seguidamente estamos estudando e revisando o que foi proposto e se realmente o que está ali tem sentido para nossos alunos. Não fazemos copias o projeto é nosso e está de acordo com a realidade de nossa escola. Aproveitando nossa interdisciplina de ludicidade em nosso ppp citamos a amada professora Tania Fortuna ao falarmos sobre a importância do lúdico na educação infantil.

sábado, 17 de novembro de 2007

um espaço reservado aos pais em minha sala

17/11/2007 10:18:44
FATIMA SILVANE SAMPAIO

Pensando na proposta do fórum dos sonhos, também propus aos pais de meus alunos do maternal 3 que nos contassem qual seria seu sonho para realizar com a família neste Natal. A proposta é que cada família elabore uma mensagem, frase ou desenho contando o(s) sonho(s) para seu filho. Para receber estas mensagens será elaborado um painel com o título “um sonho de Natal”, os alunos também farão cartinhas com mensagens e desenhos aos pais, eu ficarei intermediando esta atividade e escrevendo para eles o que querem dizer aos pais e evidentemente ao papai Noel. Pois quando se fala em sonho de Natal as crianças já imaginam que o bom velhinho irá realizar seus desejos e essa imaginação é ótima. Beijos e bons sonhos Fátima. Eis a resposta de minha professora: Fátima, uma ótima sugestão de atividade. Quem sabe essas famílias possam ser encantadas pelos sonhos de seus filhos e dos colegas. E transformar eles em realidade. Um abraço ensolarado e bom final de semana!!!!Profª Denise.

domingo, 11 de novembro de 2007

hora do conto

Contos de fadas são histórias que sobreviveram e se espalharam por toda parte graças à memória e a habilidade narrativa de gerações de contadores variados, que dedicavam parte das longas noites do tempo em que não havia eletricidade para entreter a si mesmos e aos outros contando e ouvindo histórias. Bom seria se este tempo voltasse, tempo de dedicação ao outro, mas ultimamente com as tecnologias afloradas as pessoas não conseguem mais dedicar-se a outras pessoas e conviver como era antigamente. Ou se está em frente a televisão ou no computador e essa magia que é a cotação de história foi se perdendo com o passar do tempo. Eu valorizo muito este momento em minhas aulas e as crianças adoram a hora do conto. Trabalhar com os clássicos desenvolve a criatividade, a imaginação e ajuda as crianças a organizarem suas dificuldades, na vida real, através da fantasia. Podemos desenvolver projetos bem amplos e significativos, envolvendo aspectos cognitivos e lúdicos, transportar nossos alunos para o mundo da imaginação e da fantasia.

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

trabalhando em grupo on-line

Trabalhar em grupo realmente é muito interessante e ao mesmo tempo difícil. Na interdisciplina de literatura precisávamos formar grupos para realização das atividades, fiquei em um grupo bacana, no entanto ainda temos a visão de nos encontrar para fazer o trabalho e minhas colegas não abrem mão disso. Eu penso que já que nosso curso é a distância poderíamos fazer tudo à distância, o trabalho poderia ser feito em partes, cada uma faria um pouco e mandaria por e-mail, ou ainda podiamos entrar no MSN para bater papo sobre o mesmo em um trabalho uma de nós faria a digitação final e no próximo trocaríamos. Estamos ainda muito apegadas a forma tradicional de ensino, é preciso inovar e acompanhar as tecnologias por mais dificil que nos pareça.